quinta-feira, 15 de julho de 2010

Carta a meu pai

Oi, pai.

Hoje me deu vontade de te escrever, de falar com você.
Desde cedinho, quando acordei, me lembrei que há 17 anos você se foi....partiu, deixou um vazio enorme no seu lugar, mas a certeza de que você saiu dessa para uma vida melhor, nos consolou e consola ainda hoje.
Eu converso muito com você no meu pensamento durante todos estes anos.
Uma coisa que não sei é se a pessoa depois que morre consegue captar os pensamentos das pessoas que aqui ficaram. Sou uma pessoa espiritualista: acredito que nosso espírito vai para outro lugar, diferente deste aqui onde vivemos. Você foi para um lugar lindo, muito melhor pois foi um homem bom sempre! Sua essência foi boa, mesmo naqueles momentos que tinha que dar os castigos que nos dava por não termos tirado boas notas. Você foi uma pessoa ímpar que fez diferença na vida de todos que te rodearam e continua fazendo ainda. Suas pegadas, por onde tentamos trilhar estão ainda aqui, firmes e nos fazem lembrar, cada uma delas, das marcas que você deixou. Não sou espírita, não acredito que nossas almas vão para outros corpos pois cada um de nós é único neste mundo....o Pai Criador não necessita reaproveitar ninguém, alma nenhuma...esse negócio de várias vidas, ....não acredito mesmo!
Essa conversa aqui, não é uma conversa fúnebre, como pode parecer para muitos. Não é!!! São palavras que me saem com ternura do coração para um homem que me fez ser quem eu sou, juntamente com minha mãe. Que me deu a possibilidade de nascer numa família, que me deu um berço esplêndido e possibilidade de dar continuidade a tudo isso.

Sabe, você foi embora muito cedo, poderia estar aqui ainda...mas de certa forma foi bom para você, em alguns pontos! Você iria adorar o avanço da tecnologia....imagina, escrever num computador e ter tudo já publicadinho, on line, num blog, você nunca soube o que é isso! Ter as músicas gravadas num formato maravilhoso, digitalizadas, suas modinhas gravadas diretamente desta maneira, os trabalhos escritos assim, nossa!!! teria sido o máximo, as fotografias, tudo você teria apreciado e curtido bastante!
Mesmo não tendo vivido tudo isso, sei bem que você foi um homem de vanguarda e aproveitou tudo que existia do avanço tecnológico da sua época. Nada disso tudo que existe hoje te fez falta para fazer o que quis fazer nos seus trabalhos e no lazer.

Mas este mundo aqui também tá tendo muita coisa ruim....os crimes ficaram mais horrendos ( imagina que estão dando carne humana pros cachorros comerem!.......), que estão assaltando bancos pela internet, que fazem sequestro relâmpago e obrigam as pessoas darem todo o dinheiro que tem e que não tem pra marginais! que estão clonando pessoas e isso ainda vai dar muito pano pra manga...Muitos jovens estão perdidos no mundo das drogas de uma forma mais triste do que a que já existia.....

ahhh....deixa pra lá essa cantoria toda!!!...Tem uma coisa que eu quero te contar que você provavelmente já até sabe: você vai ser bisavô! imagina!!! Vovó Mary vai ser BISA!!! ahahah...o Gui, sabe, o "cumpade Viégas" aquele nosso, vai ser papai de um menino ou menina que será metade japonês!...pois é, pai, esse mundo ficou pequeno, globalizou, e essas coisas acontecem bem facilmente......você sabe!

Olha estou indo pro Posto trabalhar, inventei esse negócio de Posto de Saúde, e você até que ia gostar de me ver fazendo as visitas nas favelas, tratando da miséria humana....e eu até que gosto também!

E é isso, quero te dizer que você faz muuuuita falta mesmo!! Beré, não chora!, por favor!
E que nós te amamos muito, sempre foi assim, e que estamos indo bem, apesar de tudo......

Beijo.

12 comentários:

  1. Mariana Pimenta Pinheiro15 de julho de 2010 às 14:39

    Muito legal Gegena! Eu tambem gostaria muito de poder bater um papinho com o vovo! E tenho certeza que ele e o papai estao em algum lugar sentindo nossas vibracoes. "Nada se cria, tudo se transforma..."

    Bju e parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Lindao o texto, Tia Gegena! Nos meus curtos 17 anos com ele, posso dizer que me sinto muito feliz de te-lo curtido tambem!

    Agora, que ele aprontou comigo de nao estar aqui hoje, para eu poder contar de todas as minhas andancas pelo mundo afora e neste momento poder vir a Portugal e a Braga comigo, isto ele aprontou... Ahhh, se nao aprontou! Viva o Meu Avo Ruy!!! Levo um pouco dele comigo! Viva!!
    Tou saindo para o aeroporto pegar a Mama para curtimos e brindarmos por ele!
    Leo

    ResponderExcluir
  3. Me debulhei em lágrimas!
    Lindo mesmo!
    Cumpade Viegas foi muito legal...
    Faço minhas as suas palavras.
    Muitas vezes de uma maneira torta, ele foi PAI. Da maneira que achou mais certa.

    Sempre que me encanto com a tecnologia, eu penso nêle, que fez maravilhas sem ela, e imagine agora.
    Só não concordo com a parte espírita, ja pensei como você...
    E pode ter certeza, que ele esteve e esta mais presente, do que possam muitos imaginar!
    Parabéns pelo lindo texto!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Foi dificil não chorar...

    Ruy Neto

    ResponderExcluir
  5. Pai

    Onde voce estiver, NPCN(nao preocupa comigo nao)
    Acabei de chegar na cidade do Porto e estou brindando ao senhor que adorarava esta terrinha de Cabral ,a minha mae, meus filhos e neto(a) e a toda a minha familia.
    Um brinde especial a voce Maria Eugenia por esta mensagem linda.
    TIM TIM!

    ana

    ResponderExcluir
  6. Vovo Ruy, de fato o Viegas vai ter o vieguinhas ou uma princesinha japa, voce acredita?!?! Mas foi o senhor que começou com aquela historia de Rotary, ai deu nisso.

    Pois e', sei que vou ter meus momentos de me zangar com filho, pois todos tem. Mas sendo o neto mais veho nunca vi o lado de pai e sim de avo, do meu vovo Ruy. Tenho muitas saudades das vezes que pirraçava e depois de todos terem ja perdido a paciência você ou a Bere ainda me davam a mima final. Me lembro muito das nossas pizzas de aliche e dos problemas de matematica que você me passava que me ajudaram a despertar interesse por números e finanças e me proporcionaram muita coisa boa. Vovo, obrigado pelo carinho e pelo grande impacto que o senhor tem na minha vida.

    Beijo e arigato-gosai-mas

    Gui

    ResponderExcluir
  7. Concordo com todos os comentarios! Muito legal o texto Gegena! Inspirado! Eu tb. me lembro muito dele com relacao a nova tecnologia, ele iria vibrar com as novas camerazinhas de fazer filmes...

    Muita saudade tb.

    Carolina.

    ResponderExcluir
  8. Gegena engraçado,eu tb pensei muito no Papaihoje .Ele realmente fez e continua fazendo a diferença na vida de todos nós!Um exemplo...ele arrasava com a tecnologia que tinha na época, realmente agora ia matar a pau...Pai te amo muito ;Angélica.
    Gegena linda iniciativa;valeu! tb te amo muito...!Angélica .

    ResponderExcluir
  9. Gegena,
    Não tem como não emocionar lendo seu texto. Lindíssimo! E como nossos pais nos fazem falta em certos momentos da vida.Beijos de quem também teve um grande PAI...!Margot.

    ResponderExcluir
  10. Como nao chorar Gegena... impossivel. Lembrei do meu pai e os olhos ficaram cheios de lagrimas. Pois é amiga, saudade é uma M...rs.. mas as boas recordaçoes que temos deles é tudo de bom ne?? Adorei ler, viu? Meu pai ainda é mto importante para mim. bjo da cecilia

    ResponderExcluir
  11. Oi Geninha, meu pai escrevia mensagens para pessoas que haviam perdido as pessoas amadas. Acho que ele tinha razão, quando as pessoas não são consoladas, elas se escrevem cartas como a que escreveu. E voce se sente escutada, é um momento de conversa com voce, para que seu pai a escute. Menina, voce tem um coração que ao se acalentar, acalenta a todos. E a seu pai, como deve estar quentinho o coração dele, que eu acredito sim, esteja como consciencia em outro mundo diverso deste. Bjo querida. Sua colega de turma, amiga, admiradora.

    ResponderExcluir