sexta-feira, 14 de março de 2014

Os lugares falam

Ontem a Celina, personagem da novela Além do Horizonte falou uma frase muito linda e marcante: "Impressionante como os lugares que a gente passa guardam as lembranças que a gente viveu".
Achei muito interessante pois o reverso da medalha é sempre lembrado,  a gente passa por um lugar e lembra as passagens da vida vividas ali, mas a colocação dessa frase é mais significativa e poética. Os lugares onde as coisas acontecem parecem falar-nos  de tudo que aconteceu ali.
Aqui em casa, no bairro onde moro, na minha cidade, pelos lugares onde sempre passo, ouço as vozes dos lugares me falando: lembra disso ou daquilo que aconteceu aqui? E aí nosso pensamento viaja por entre as recordações gravadas na nossa mente, por cada minutinho e acontecimento registrados, sei lá, nas fissuras do nosso cérebro onde ficam escondidas essas lembranças.
A lembrança pode ser boa ou ruim mas a viagem na memória é inevitável.
Uma vez li num livro de Saint Exupery, acho que Piloto de Guerra, que muitas vezes voltamos a um lugar onde vivemos uma lembrança marcante em nossas vidas em busca de encontrarmos aqueles mesmos sentimentos....mas que não sentimos nada, não encontramos nada e ficamos desapontados....é que deveríamos retornar aquela época, no tempo e isso não é possível! Resta-nos recordar, e aproveitar a o segredo de cada lugar e retornarmos mesmo que seja em nossas mentes, se a lembrança for boa, claro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário