sábado, 17 de março de 2012

Assaltos, roubos e descaso das autoridades competentes



Aquela rua calma e tranquila onde decidimos fazer nossa casa há 30 anos já não é mais a mesma.
Situada ao pé da Serra do Curral entre Mangabeiras e Sion, paralela a Avenida Bandeirantes, tornou-se o ponto preferido para assaltos a mão armada e roubos mirabolantes.

Há alguns anos esses assaltos iniciaram. Esporadicamente sabíamos que tentaram entrar em casas ou mesmo que algum vizinho teve sua casa invadida e roubada por marginais do crime, na mesma proporção que se ouvia casos do gênero  em outras áreas de Belo Horizonte.

Desde o ano passado, porém, o rítmo das invasões domiciliares tem crescido assustadoramente e neste ano de 2012, vertiginosamente!!! Chegamos ao record atual de termos 2 casas adentradas 2 vezes por semana.

Entre os muitos casos, apenas alguns para ilustrar: Há 15 dias, pularam o muro de uma casa no final do lado esquerdo da rua, amarraram um rapaz de 19 anos, prenderam-no dentro do carro, mataram um cachorro,encheram o outro carro com pertences da família, levaram um Golden Retriever, e sumiram!!!

No dia 6 passado, numa terça-feira, foi minha vizinha da esquina de cima. Por volta das 9h da manhã, renderam a filha que saia de carro, forçando-a a entrar novamente e abrir a casa. A dona da casa, que havia saído mais cedo,  ao se aproximar de casa, ouviu o grito da filha e saiu correndo amedrontada e foi socorrida por meu filho que chegava e que a levou ao Posto Policial onde fizeram a queixa. Tiveram sorte e conseguiram que viesse uma viatura e outros policiais que foram alertados.
Na segunda-feira última foi minha casa, que, graças a minha fiel Fátima, conseguiu sair correndo e gritar quando chegava para o trabalho diário e viu uma figura que apontava o revolver para ela mandando abrir o portão. Ela, que apenas havia encostado o mesmo, acabou de bater fechando-o,  gritando por socorro, impedindo a violação da nossa privacidade e roubo de nosso lar.
Foi um susto muito grande!!! ficamos estarrecidos e mais alarmados do que já estávamos anteriormente. E olha que temos uma cachorra brava que avança mas que naquele momento estava distraída com a chegada da empregada .

Na hora vem logo o sentimento de pedir ajuda, socorro, e ligamos para o famoso 190 da polícia que diz: "estamos enviando imediatamente uma viatura para aí". Ok, aguardamos. O tempo passa e.....nada acontece!!! cadê viatura? cadê polícia? nada!!!!
Procuro o número do telefone do Posto Policial mais próximo e ligo. Só dá ocupado! Será que são tantas reclamações e chamados que o telefone não desocupa nunca? será que tem alguém batendo papo no telefone?? ou este número não existe mais?

Desproteção total. Sentimentos de  descaso, impotência, de abandono a própria sorte, de incapacidade batem forte! Mais tarde, menos assustada, decido ir ao Posto de Polícia pessoalmente. A conversa com o policial me deixou mais desamparada ainda: infelizmente temos apenas 6 viaturas para atender 8 bairros e o número de chamados nos impede de atender a todos!!!
Esconder onde? correr pra onde? fazer o quê?
E aí, procuramos usar nossos próprios meios para nos defender: estar mais atentos, nunca entrar em casa sem avisar a quem esteja lá dentro, dar várias voltas próximas de casa pra ver se tem alguém escondido nas proximidades, buscar serviços de vigilância extra-policial que possam fiscalizar nossas entradas e saídas e pessoas que transitam pelo local. São serviços caros e nem todos os vizinhos concordam em pagar o preço...
Procuramos até mesmo o vereador que foi eleito responsável por essa região que é conhecido e que nos orienta a enviar um email para ele próprio, relatando o acontecido  e diz que pode conseguir uma guarda policial para nossa região....até recebemos uma resposta do assessor dele dizendo que irá encaminhar o email pra ele....passam os dias, 1, 2, 3, nada!!!! insistimos. Mandamos outro email para o próprio assessor, falando da urgência, dos casos e assaltos que temos sido vítimas, e que o vereador mesmo foi quem orientou que escrevêssemos. ....nada!!!! nenhuma atitude que possa sinalizar o recebimento de email que foi enviado com pedido de confirmação de leitura.

Estamos aqui, nas mesmas condições, sem amparo, sem ajuda de autoridade competente, com muito medo......sem querer fazer como alguns vizinhos que se mudaram e colocaram suas casas a venda, aguardando ....Aguardando a notícia ou o grito da próxima vítima que poderemos ser nós mesmos!!!



7 comentários:

  1. São muitas as atitudes para se proteger e aos seus, mas uma delas é imprescindível : jamais votar novamente nesse vereador relapso!!!

    Maria Regina Jacob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rê! Estou espalhando este post exatamente para que os belorizontinos tomem conhecimento do descaso dele.

      Excluir
  2. É lamentável....pagamos impostos tão caros, cumprimos nossos deveres e não temos tranquilidade! Claro que o buraco é mais embaixo e sabemos que a questão é complexa, mas que dá um sentimento imenso de angústia e de que estamos de mãos atadas isso com certeza dá! :-(

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Vanessa. O pior é que a polícia sabe dos casos...iniciaram uma ronda pelo menos duas vezes por dia mas como tudo nessa terra, caiu no esquecimento e estamos jogados as traças, ou seja, aos marginais.

    ResponderExcluir
  4. A culpa não ésó do Vereador,que pouco pode fazer As autoridades que são eleitas ou nomeadas para vigilância não tomam conhecimento de nada que se passa alémdo seu umbigo. Tudo a mesma laia. Educação, saúde, conservação do ambiente, lixo em calçadas de ruas importantes, tudo vai de mal a pior Acho que somente um milagre poderia salvar o povo, não só de BHte mas de todo Brasil Estamos na lama, dos pés à cabeça.DEUS NOS AJUDE.Mas este Blogo faz bem em circular, pelo menos por aqui poderemos ter algo de bom.
    jANDAdami

    ResponderExcluir
  5. E' muito triste sim, mas maos atadas... sera'? E qdo chegar no dia da eleicao, e por que nao insistir em ter resposta nao so deste vereador mas dos outros tb.? Gostei deste blog Gegena, vamos comecar a falar mais, a gritar na cara destes lideres brasileiros, que realmente nao usam da sua autoridade para cuidar da populacao. Aonde ja se viu somente 8 viaturas policiais para cuidar de varios bairros em BH?!?!! Gente vamos botar a boca no trombone!!! Como que o Brasil quer receber a Copa do Mundo com uma estrutura policial destas e com malandros ladroes a solta sem punicao... a ainda pior... lideres sem eleitores que nao cobram??? Nao deixa cair no esquecimento nao Gegena, manda o e-mail deste vereador e vamos mandar uma chuva de e-mails, nao so pra ele mas ate pra Presidenta... tem que fazer alguma coisa, escreve pra Dilma!!...

    ResponderExcluir
  6. É triste mas as autoridadessão relápsas, só pensam no salários deles.
    Precisamos nos cuidas nas eleições,
    Aqui no rio estamos práticamente iguais.
    O remédio é usar câmeras, não resolve,mas
    registra tudo, o que já é um consolo.
    Pobres de nós, Brasileiros....

    ResponderExcluir