terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caixa de Marimbondos



Até hoje a tarde ela estava lá...na entrada da casa na bougainville vermelha. Há mais de um mês eu já tinha ligado para o Corpo de Bombeiros pedindo que eles viessem, por favor, retirar aquele perigo iminente como uma bomba relógio pronta para estourar a qualquer minuto....
A telefonista me disse que não era um problema de prioridade e que iria fazer a ocorrência e que eu fosse tentando conseguir por outros meios outra pessoa para retirar aquela moradia de indesejáveis insetos. Eu sinceramente até me esqueci, e hoje, ao lembrarmos  dela e verificarmos o quanto ela estava crescendo, liguei de novo para os bombeiros. A telefonista me disse que deveria procurar um apiculturista pois eles tem toda uma técnica adequada e aparelhagem própria para retirálos, mas, que iria novamente anotar. Me orientou a ligar mais tarde, anoitecendo, quando as viaturas retornam e que, talvez, pudessem vir. 
Tive sorte pois duas horas depois me ligaram confirmando e disseram que estavam vindo. 
 Colocaram uma escada no local, encostada no galho e me avisaram que teriam que serrá-lo pois não tinha como retirar uma caixa de marimbondos daquele tamanho sem cortar o galho, o que impediria que os insetos se assustassem .
 Colocaram a conhecida escada vermelha dos bombeiros e iniciaram a operação. Eu com a câmera fotográfica registrei o que me foi possível de dentro da casa, pela porta de vidro.

Pediram um spray mata-insetos, e como eu só tinha um a base de água e citronela, lá foram minha filha e genro  na drogaria mais próxima e trouxeram Baygon, orientados pelos audazes moços. Fizeram com o Baygon e um isqueiro, uma arma lança-chamas, e, a medida que um dos bombeiros subiu na escada e serrou o galho, outro, usando uma vara com um tipo de pinça própria, segurou o galho com os marimbondos. Queimaram rapidamente a caixa e a destruíram quase totalmente .


Sobrou muita sujeira e uma quantidade incrível de insetos queimados, alguns semi-vivos que procuravam fugir, mas foram varridos e colocados em um saco  grande de lixo.

 Operação encerrada.  Os bombeiros foram muito eficazes e ficaram assustados quando eu disse que há um mês eu já havia pedido para virem tirar a moradia incômoda! 

Ofereci um cafezinho quentinho com biscoitinhos para agradar nossos valentes bombeiros que foram embora felizes. E mais feliz fiquei eu sem meus inquilinos marimbondos. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário