terça-feira, 11 de maio de 2010

De volta a velha rotina

E acabaram-se minhas férias... e cá estou eu de volta a velha rotina do trabalho.

Durante alguns anos na minha vida atendi apenas meu consultório particular. 

Faço parte daqueles que se formaram em pleno Milagre Brasileiro e recebia uma boa remuneração pelo trabalho. Vi o que se pode dizer que foi o declínio e a queda desse "milagre".....a classe médica teve que se acostumar a sobreviver por um  novo direcionamento dos trabalhos da classe e ser tomada pelos convênios! Aquilo que era apenas um algo a mais virou o principal! Eu sinceramente fiquei muito revoltada pois aprendi que o trabalho do médico era valorizado e, de repente, isso sumiu! Não existe mais aquela relação direta entre o paciente e o seu médico: a empresa onde trabalha o paciente é quem paga o médico que o atende! e o médico  teve que se submeter a essa nova realidade, aceitando-a! E eu, que sempre fui chefe de mim mesma, que sempre trabalhei sem intermediários, tive que trabalhar via planos de saúde e ter um emprego!!!

E é aqui onde estou! De volta ao meu emprego que é o de médica da Prefeitura local, médica do SUS!!!! Estou atualmente onde eu gostaria de ter estado quando me formei! Tinha um sonho de ir trabalhar em alguma missão, servir como voluntária em uma região carente, e acabei não indo! Quando casei já estava noiva e me formei já casada, esperando minha filha, que nasceu poucos meses depois. Tive que me dedicar logo a maternidade e as implicações que ela exige, deixando de lado o meu desejo....
PSF! Não era bem isso que eu queria agora! mas, tudo bem....estou  trabalhando para o bem de uma classe que é a menos favorecida da sociedade.Mas tenho o meu filet que é o consultório particular, mantido por tradição, por continuidade com o trabalho que comecei quando me formei.....
Nessa nova realidade, o sentimento altruista me tocou novamente. Posso dizer que gosto! Um trabalho feito por uma equipe da qual sou a médica! e como ia dizendo, cá estou eu de volta a esse trabalho que exerço 8h por dia. Tenho direito a poucas horas da semana para dedicar ao meu consultório....atualmente é assim. Acredito que num futuro próximo vou voltar a atender somente o consultório particular, mas a rotina hoje é essa....

E cá estou eu até que novas férias cheguem para me recarregar as baterias.

2 comentários:

  1. É mesmo muito bonito quando um profissional faz a opção pelo SUS. Desde que me formei eu já sabia que queria trabalhar na saúde pública!!! Ainda bem que existem mais pessoas que pensam como nós!!! Força querida, para que possamos seguir e frente e ajudar a cada dia mais e mais pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Gegena, eu encontrei seu recado em um post que falava sobre a Paula e não resisti, vim te conhecer. Porque você pareceu exatamente como a minha mãe: ela vibra, comenta, deixa bilhetes, divulga meu livro, é maravilhosa. E como você falou da Paula lembrou a minha relação com minha mãe. Lindo, adorei! E cheguei aqui, descobri que é médica ginecologista, e que está no SUS - muita garra pra você e parabéns pelo trabalho! :o) Um grande beijo, Fernanda França - autora de Nove Minutos com Blanda :o) www.fernandafranca.com.br

    ResponderExcluir